Você tem dúvidas sobre Imposto de Renda?

Você tem dúvidas sobre Imposto de Renda? Então, veio ao lugar certo! Neste post iremos esclarecer as principais dúvidas, desde o que é o Imposto até como escolher para onde destiná-lo.
 
O que é Imposto de Renda?
O Imposto de renda está ligado a receita dos brasileiros. É uma taxa paga ao Governo Federal sob todo o capital adquirido por você ao longo do ano. Já a Declaração é uma prestação de contas onde você fornece toda a sua movimentação financeira através de um software ou aplicativo da Receita Federal para que ele calcule a sua situação.
 
Eu preciso fazer a declaração de Imposto de Renda?
Para saber, basta calcular o que você ganhou ou adquiriu durante o ano. Nesse cálculo, você vai somar todos os seus rendimentos se chegar ao montante acima de R$ 28.557,70 ou possuir alguma especificação do governo, como investimentos, a declaração é obrigatória. Caso o valor for menor, você cai na faixa de isenção.
 
Quais são os tipos de declaração?
Você pode optar pela declaração simples ou completa. A simples tem um desconto de 20% sobre tudo o que pode ser tributado. Já a completa permite que você detalhe o que quer deduzir. É mais indicada para quem possui dependentes, contribui para a previdência privada, entre outros gastos.
 
O que é dedução de IR?
A dedução é o que você pode abater da sua declaração. São gastos e despesas que podem fazer com que você pague menos impostos ou receba uma restituição. Gastos com dependentes, saúde, educação, pensão, doações e previdência privada são os principais ônus dedutíveis. Mas, lembre-se de guardar todos os recibos e notas fiscais para fazer a comprovação destes valores.
 
O que são os dependentes, e quem eu posso declarar como dependente?
Filhos, cônjuges, netos, pais, avós e outros parentes, se em conformidade com os critérios da receita, podem ser incluídos na sua declaração. Porém uma pessoa incluída como dependente não poderá realizar uma declaração própria. Ah, e não se esqueça de adicionar todos os dados dessa pessoa para evitar cair na malha fina.
 
Posso escolher para onde destinar o meu imposto devido?
Sim, você pode destinar até 6% do valor do imposto de renda para a cultura!
Basta escolher alguma instituição , como o Instituto Hahaha, para destinar seu IR, mas só vale se fizer a declaração completa! Lembrando que a destinação realizada em 2019 será declarada no IR de 2020 (referente ao ano anterior). Esta é a hora de escolher para onde vai este valor, a ser pago ou recebido, sem nenhum custo a mais por isso para você.
 
 
E aí, ficou claro? Se você quer levar mais Hahaha para os hospitais em 2020, destine até 6% do seu imposto para o Instituto. Acesse http://www.institutohahaha.org.br/doe
 
 
Fontes e links úteis:
 

Deixe uma resposta