
Tá difícil garantir a diversão da criançada em casa? Confira a lista com nove brincadeiras bem fáceis de realizar!
nn
Jogo da Velha
n
Em um papel, faça duas linhas verticais paralelas, depois cruze-as com outras duas linhas paralelas, dessa vez, na horizontal, de modo a formar nove quadradinhos. Cada participante vai escolher um símbolo (X ou O). O objetivo é completar uma fileira na horizontal, vertical ou diagonal. Quem alcançá-lo primeiro vence. Se ninguém o fizer, será velha.
nn
MímicanEscreva em pedacinhos de papel nomes de filmes, personagens, sentimentos, etc. Cada jogador deve sortear um papelzinho e fazer uma encenação, sem dizer uma palavra, que corresponda ao que foi sorteado. Ganha quem desvendar o maior número de mímicas.
nn
ForcanUm dos jogadores deve pensar em uma palavra e colocar em um papel um risquinho para cada letra e ao lado dos risquinhos será desenhada uma forca, ou mais, se houverem mais competidores. A cada rodada os jogadores devem dizer uma letra do alfabeto. Se acertar, basta colocá-la em seu respectivo risquinho, mas se o competidor errar, seu bonequinho vai ganhando membros na forca (cabeça, troncos, braços e pernas). O jogo termina quando alguém acerta a palavra. Jogadores que tiverem o bonequinho enforcado serão eliminados.
nn
Aurélio
n
Você vai precisar de papel, caneta e um dicionário. O dicionário deve ser aberto pelo mestre em uma página aleatória e escolher, dessa página, uma palavra pouco usual. Os jogadores, quando ouvirem a palavra, devem tentar criar um significado para ela, escrever em um pedaço de papel e entregar para o mestre que lerá todos os significados em voz alta, e os jogadores devem votar naquele que julgarem ser o correto. A pontuação funciona assim: cada pessoa que ganhou um voto ganha um ponto; quem votou na definição correta, ganha dois; e caso ninguém tenha acertado, o mestre ganha três pontos. Na próxima rodada, escolhe-se um novo mestre.
nn
Quem sou eu?
n
Para brincar você vai precisar de papel, caneta e fita adesiva (se o papel for um post-it descarta o uso da fita).
n
Cada um dos jogadores deve escrever o nome de um personagem, animal ou outra categoria em um pedaço de papel. Sem mostrar a ninguém, deverão troca-los com o colega do lado, que também não pode olhar. Todos devem colar o papel que recebeu na testa. Em seguida, para descobrir o nome que está em sua testa, cada competidor, a sua vez, fará perguntas as demais, que respondem apenas com SIM ou NÃO.
nnn
Adedanha ou Stop
n
Em uma folha de papel e uma caneta para cada participante deverá montar uma tabela com as categorias: nome próprio, planta, CEP (cidade, estado, país), fruta, animal, carro, cor, comida e outras da sua preferencia. Após escolher a letra por um sorteio utilizando os dedos dos participantes, todos devem começar a completar as categorias no tempo estipulado. Quem terminar primeiro grita “stop!” e os demais devem parar de escrever imediatamente. Todos devem falar as respostas ditas que valem 10 pontos. Se alguém tiver a mesma resposta , soma-se 5 pontos para cada. Ganha quem fizer a pontuação mais alta.
nn
Detetive
n
Você vai precisar de uma folha de papel e uma caneta.
n
Em pequenos pedaços de papel escreva o nome de todos os personagens (um detetive, um assassino e quantas vítimas forem suficientes para completar os demais participantes). Dobre-os e sorteie-os entre os jogadores. Cada um deve tirar um papelzinho, mas sem dizer nada aos outros. Posicionados em um círculo o assassino vai começar a matar as vítimas com uma piscada de olho. A vítima, ao receber a piscada, deve dizer “morri!”. O objetivo do detetive é descobrir quem é o assassino, apontá-lo e dizer “preso em nome da lei”. A brincadeira termina quando o assassino matar todas as vítimas ou quando o detetive conseguir prendê-lo.
nn
5 Marias
n
Você vai precisar de cinco pedrinhas ou cinco bolinhas de papel. Espalhe-os no chão, sem que fiquem muito longe nem perto demais uns dos outros. Comece pegando um saquinho e jogue-o para cima. Antes que o saquinho caia no chão, pegue rapidamente outro saquinho com a mesma mão que atirou o primeiro. Vá aumentando o número de saquinhos a cada jogada. Se deixe cair, passe a vez para outro jogador. Vence quem conseguir pegar todos os cinco pedaços de papel ou pedrinhas.
nn
Morto ou vivo
n
Os jogadores deverão se posicionar um ao lado do outro. Um locutor deverá dizer qual a ação que os participantes deverão tomar: quando falar “Morto”, os participantes devem agachar. Quando disser “Vivo” eles devem se levantar. Vence quem sobreviver a todas as etapas do jogo sem errar.
nn
E aí, gostou das dicas? Mande para todo mundo! Tem algum jogo bem fácil de fazer? Compartilhe aqui nos comentários com a gente!
nn
Fontes: Escola Educação
n
n
nn