Instituto Hahaha comemora Dia Internacional do Palhaço e da Palhaça com lançamento de projeto sobre palhaçaria feminina 

Instituto Hahaha comemora Dia Internacional do Palhaço e da Palhaça com lançamento de projeto sobre palhaçaria feminina 

O Dia Internacional da Palhaça e do Palhaço é celebrado hoje, 10/12, e para comemorar essa data o Instituto Hahaha lança seu novo projeto “A Palhaça vem hoje?! – Escola de Palhaçaria”. Um projeto que tem recorte de gênero e público alvo de meninas com 15 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social da região Leste de Belo Horizonte. O objetivo é estimular o acesso à produção e formação cultural, o protagonismo e o empoderamento feminino, artístico e social. Além disso, disseminar o conhecimento dos direitos da cidadania, principalmente os preconizados no ECA, no Estatuto da Juventude e os constitucionais Direitos Culturais. As inscrições para a formação estão abertas por meio do link. Para tirar dúvidas, a organização promove uma apresentação no dia 16/12 de 16h às 17h30, na sede do Instituto Hahaha. Os ingressos gratuitos estão disponíveis no Sympla por meio deste link. 

Na história da palhaçaria, a presença de mulheres a princípio era pequena, há apenas algumas referências de atrizes cômicas atuando no final do século XIX nos Estados  Unidos e França. Foi somente no início da década de 40 que começaram a ter registros da atuação feminina. O ofício era, predominantemente, exercido por homens, sendo a presença feminina restrita aos cuidados maternos. Nota-se que a presença da mulher nesse cenário da comicidade foi de invisibilidade e repressão. Apesar disso, podemos destacar alguns nomes que fizeram e fazem história como Dercy Gonçalves, Zilda Cardoso e Lily Curcio. A palhaçaria feminina atravessa os paradigmas patriarcais que são arraigados em nossa sociedade, e cria possibilidades de ensino, aprendizado e novas referências de palhaças. O Instituto Hahaha está em processo de construção da formação e atuação de mulheres palhaças, e é por isso que ressalta a importância de uma escola só para mulheres, pois assim pode-se assegurar a atuação feminina no campo de atuação circense.

“A Palhaça vem hoje?! – Escola de Palhaçaria”

Esta será uma formação gratuita e com aulas semanais que acontecerão na sede do Instituto Hahaha, no bairro de Santa Tereza, durante o ano de 2022. O conteúdo de aprendizado será diverso, abordando desde a palhaçaria às outras artes que compõem a criação cênica e incluindo a agenda cultural da cidade e as referências locais. O ensino se dará pela prática e abordagem de assuntos reflexivos e teóricos, com linguagem acessível, usando recursos de vídeos, filmes, jogos teatrais e rodas de conversa. As alunas poderão aprender com as palhaças do Instituto sobre a profissão, sua atuação no dia a dia, as técnicas, os desafios e sobre a profissionalização no campo das artes. 

Este curso será uma porta de entrada para despertar nas meninas o interesse pela continuidade na formação em palhaçaria ou outra função no mercado artístico. As aulas terão acessibilidade para pessoas com deficiência. “É preciso falar das mulheres que ocupam esses espaços, da sua potência e voz dentro da arte da palhaçaria. O projeto busca promover o diálogo com as meninas e mostrar para elas a possibilidade da formação, abrir novas portas e mirar num futuro possível e acessível para todas. Afinal, Palhaça também é profissão!” – Gyuliana Duarte, gestora e palhaça fundadora do Instituto Hahaha. 

Roda de Conversa com as Palhaças

E para aquelas que quiserem conhecer um pouco sobre o que vai ser esse novo projeto, o Instituto vai abrir suas portas para uma “Roda de Conversa com as Palhaças”, que vai acontecer no dia 16/12, também na sede. A participação é gratuita e voltada às meninas de 15 a 18 anos da região Leste de Belo Horizonte. As inscrições já estão abertas   e para participar é preciso clicar aqui.


Sobre o Instituto

O Instituto Hahaha é uma organização sociocultural da sociedade civil (OSC), que promove a arte do palhaço em espaços de saúde e ambientes vulneráveis. Com a missão de colocar o riso a serviço da vida, busca garantir o direito e acesso à arte e à cultura para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais de saúde e corpo técnico. A Palhaça vem hoje?! – Escola de palhaçaria é um projeto executado com fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e patrocínio da Drogaria Araújo, Vale e Cemig.

SERVIÇO

“A Palhaça vem hoje?! – Escola de Palhaçaria”
Inscrições pelo link: https://conteudo.institutohahaha.org.br/a-palhaca-vem-hoje

Roda de Conversa com as Palhaças
Data: 16/12, de 16h às 17h30
Público: meninas adolescentes de 15 a 18 anos
Inscrição gratuita: https://www.sympla.com.br/roda-de-conversa-com-palhacas__1439707
Endereço: Rua Estrela do Sul, 126, bairro Santa Tereza – Belo Horizonte.

Deixe uma resposta