You are currently viewing A Palhaça vem hoje? Sim, ela vem!

A Palhaça vem hoje? Sim, ela vem!

O nome do projeto é uma pergunta. E, agora, podemos anunciar a resposta: a palhaça chegou em algumas escolas de Belo Horizonte! Na última semana teve início o projeto A Palhaça vem hoje?! – Escola de Palhaçaria, do Instituto Hahaha, executado com fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e patrocínio da Drogaria Araújo, Vale e Cemig. A formação continuada na palhaçaria para meninas de 13 a 18 anos começou na Escola Municipal Santos Dumont e na Escola Municipal Doutor Júlio Soares, respectivamente nos bairros Santa Efigênia e Granja de Freitas, na Regional Leste em Belo Horizonte.  Há uma longa jornada ainda, mas o impacto desse encontro já pode ser sentido.

 

A artista e professora Juliene Lellis comenta: “o imaginário de ser palhaça para adolescentes inicialmente era o de se expor para além do necessário, mas com a aula as meninas viram que tem a técnica do teatro, os exercícios, a máscara, a música, a percepção de si e do outro. Elas ficaram muito a vontade para abordar questões sobre o machismo, autoestima, corpo. Percebo que o trabalho que estamos desenvolvendo contribui com a percepção corporal,  de gênero, e até mesmo incentiva a ocupar outros espaços e lugares na própria cidade!”.

O projeto é uma porta de entrada para despertar o interesse na formação em palhaçaria, mostrar as possibilidades do mundo da arte, além de abrir novas portas e mirar num futuro possível e acessível para todas. A metodologia foi elaborada para criação de uma experiência prática e teórica, na qual as participantes do projeto poderão vivenciar o processo criativo em suas várias etapas: da formação (introdução à atuação em palhaçaria),  montagem, produção, iluminação até uma apresentação final. Desta forma, as participantes conhecerão vários segmentos que integram a criação e realização cênica, revelando um leque de profissões no campo da cultura e descortinando possíveis caminhos  profissionais.

 

 

Fotos: Larissa Helena

 

Deixe uma resposta