escolha como apoiar este trabalho

Você pode apoiar de três formas: doação mensal, pontual ou pela destinação do Imposto de Renda

doação pontual

Você pode apoiar com qualquer valor por meio do PIX ou fazendo uma transferência bancária. 

PIX

CHAVE PIX: CNPJ: 16.911.508/0001-81

TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

Banco do Brasil 001
Agência: 3857-1
Conta: 25331-6
CNPJ: 16.911.508/0001-81

*ESTA OPÇÃO NÃO É DEDUTÍVEL DO IMPOSTO DE RENDA

DESTINAÇÃO IRPF

Se você  faz sua declaração de imposto de renda no modelo completo, saiba que cê pode destinar para o Instituto Hahaha até o limite de 6% do seu Imposto de Renda devido. 

A destinação  feita no ano exercício refere-se a que é realizada ainda em 2022 para a declaração que será emitida em 2023. Já a destinação do ato da declaração do IRPF é feita no período, geralmente, de março a abril de cada ano, no qual se declara referente ao ano anterior (em 2023, referente a 2022). Confira o passo a passo que organizamos pra te ajudar abaixo. 

 

Você pode destinar seu imposto para o Instituto Hahaha por meio dos Fundos Municipais até o limite de 6% de seu imposto devido. O teto de destinação é 6%, logo você tem a possibilidade de escolher um Fundo ou escolher dividir os 6% entre os dois. Aqui no Instituto Hahaha podemos receber seu apoio de duas formas: para o projeto “Vamos fazer arte?, no Fundo Municipal do Idoso (Fumid/BH), e o “HAHAHA e ECA – Direitos garantidos!” no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA/BH).

Para te ajudar, vamos explicar o passo a passo. É simples e fácil, cê vai ver. 

  • Destinar para o FMDCA/BH

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um fundo público que tem como objetivo captar recursos para apoiar projetos que atuem na garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente nesta área com monitoramento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de BH.

Passo a passo 

  1. Calcule o valor do seu imposto devido deste ano (2022), que você deverá pagar em 2023. Você poderá destinar 6% deste valor para o nosso Projeto  “HAHAHA e ECA – Direitos garantidos!”, do Instituto Hahaha. Caso queira simular quanto é 6% de seu IRPF devido, clique aqui para acessar o simulador da Receita Federal. 
  1. Faça o depósito ou transferência bancária (não é válido PIX) do valor de até 6% para o FMDCA até 30 de dezembro de 2022 (no horário de funcionamento bancário).

Banco Caixa Econômica Federal – CEF
Agência: 0093
Operação: 006
Conta corrente: 71.112-4
Favorecido: Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA)
CNPJ do FMDCA/BH: 13.921.409/0001-92

  1. Encaminhe o comprovante de depósito para o FMDCA-BH no e-mail crianca@pbh.gov.br e, para Instituto Hahaha, no e-mail contato@institutohahaha.org.br,  em até 30 dias corridos após o depósito na conta do FMDCA-BH. Envie junto seus dados pessoais (nome completo, cpf, data de nascimento, e endereço completo) e no mesmo e-mail solicite a vinculação da destinação para o Projeto “HAHAHA e ECA – Direitos garantidos!”– CNPJ 16.911.508-0001/81.

Acesse o modelo de e-mail que disponibilizamos aqui.

Atenção: Caso não envie e-mail especificando a quem destina seu imposto, o Instituto Hahaha não receberá o recurso. Portanto, é IMPORTANTE vincular para quem está destinando. No caso do FMDCA, é para o projeto “HAHAHA e ECA – Direitos garantidos!”, do Instituto Hahaha, CNPJ 16.911.508-0001/81.

4. Ao preencher sua Declaração de Imposto de Renda em 2023, informe a destinação realizada ao Fundo referente ao ano exercício 2022, mas não se preocupe que iremos te lembrar!

 

Destinar para o FUMID

O Fundo Municipal do Idoso (Fumid) é um dos incentivos fiscais disponíveis que permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do seu Imposto de Renda para iniciativas ligadas ao público idoso.  Os recursos são aplicados exclusivamente para este público com monitoramento do Conselho Municipal do Idoso de BH.

Passo a passo 

  1. Calcule o valor do seu imposto devido deste ano (2022) que você deverá pagar em 2023. Você pode destinar 6% deste valor para projetos sociais. Invista na cultura da alegria escolhendo o nosso Projeto  “Vamos fazer arte?”. Caso queira simular quanto é 6% de seu IRPF devido, clique aqui para acessar o simulador da Receita Federal.

2. Faça o depósito identificado ou transferência bancária  (não é válido PIX) do valor de até 6% para o Fundo Municipal do Idoso (Fumid/Bh) até 30 de dezembro de 2022 (no horário de funcionamento bancário).

Banco: Caixa Econômica Federal – 104
Agência: 0093
Operação: 006
Conta Corrente: 0071105-1
CNPJ: 15.596.263/0001-82

3. Envie comprovante de transferência para o Instituto Hahaha e Fundo Municipal do Idoso após efetuar a transferência nos e-mails cmi.bh@pbh.gov.br  e contato@institutohahaha.org.br com as informações: nome completo e CPF, endereço completo com CEP, cópia digitalizada do comprovante do depósito, data e valor da destinação, e o nome do Projeto “Vamos fazer arte?”, do Instituto Hahaha, CNPJ 16.911.508-0001/81.

Acesse o modelo de e-mail que disponibilizamos pra você aqui

Atenção: Caso não envie e-mail especificando a quem destina seu imposto, o Instituto Hahaha não receberá o recurso. Portanto, é IMPORTANTE vincular para quem está destinando. No caso do FUMID-BH, é para o projeto “Vamos fazer Arte”, do Instituto Hahaha, CNPJ 16.911.508-0001/81.

4. Ao preencher sua Declaração de Imposto de Renda em 2023, informe a destinação realizada ao Fundo referente ao ano exercício 2022, mas não se preocupe que iremos te lembrar!

Se você não destinou no ano exercício, pode destinar até 3% do seu IR devido no ato da declaração para o Fundo da Infância e Adolescência ou Fundo do Idoso e apoiar o Instituto Hahaha.  

PASSO a passo – fundo da infância e adolescente: 

1 – No programa de declaração de IR tem uma aba:  Doações Diretamente na Declaração 

 2 – Clique em  “Crianças e Adolescentes” clique no botão “Novo”, escolha o fundo “Municipal”, selecione a UF – MG e o município de Belo Horizonte.

3 – Em seguida, clique no botão “OK” para encerrar o preenchimento de dados. 

4 – Salve a DARF e Pague a DARF.

5 – Envie comprovante de transferência para o Instituto Hahaha e FIA após efetuar a transferência nos e-mails: contato@institutohahaha.org.br e crianca@pbh.gov.br  com as informações: 

Nome completo e CPF, endereço completo com CEP, cópia digitalizada do comprovante do depósito, data e valor da destinação, e o nome do Projeto:  HAHAHA e ECA – Direitos garantidos!, do Instituto Hahaha, CNPJ 16.911.508-0001/81.

6. Aguarde o recebimento do recibo. 

PASSO a passo  – fundo do idoso: 

1- No programa de declaração de IR tem uma aba:  Doações Diretamente na Declaração 

2 – Clique em  “Idosos” clique no botão “Novo”, escolha o fundo “Municipal”, selecione a UF – MG e o município de Belo Horizonte.

3- Em seguida, clique no botão “OK” para encerrar o preenchimento de dados. 

4- Pague a DARF até o último dia útil de abril.

5- Envie comprovante de transferência para o Instituto Hahaha e CMI após efetuar a transferência nos e-mails: contato@institutohahaha.org.br e cmi@pbh.gov.br  com as informações: nome completo e CPF, endereço completo com CEP, cópia digitalizada do comprovante do depósito, data e valor da destinação, e o nome do Projeto: 60 + Hahaha , do Instituto Hahaha, CNPJ 16.911.508-0001/81.

6- Aguarde o recebimento do recibo.