Apoie!

Pessoa Física
Grupo 324

destinação do
imposto de renda

Você pode destinar até 3% do seu IR devido no ato da declaração, de 15 de março até 31 de maio de 2024. Outra opção é destinar no ano base de 2024 (que contará na declaração de 2025 referente ao ano anterior). 

Aqui, seu Imposto de renda se converte em sorrisos! 

Grupo 166

Destinação de IRPF no ato da declaração

Funciona assim: a destinação no ato da declaração permite que você escolha para onde você quer destinar 3% de seu IRPF. Se você não destinou em 2023, durante o ano-calendário, pode fazer isso no ato da declaração (15 de março a 31 de maio de 2024)

 

ATENÇÃO: 

  • Somente pessoas que fazem a declaração de IRPF no modo completo podem destinar. 

  • Esta opção não se aplica para quem emite a declaração no modelo simplificado

  • No valor apurado do imposto devido na declaração, você aplica o valor de 3% para o Fundo escolhido, independente se você tem imposto a pagar ou restituir. E isto não representa um custo. 

  • O e-mail informando a destinação deve ser enviado até 30 dias após. Caso contrário, o recurso não será destinado ao Instituto Hahaha.

Você pode escolher destinar para um dos dois projetos:

  • Fundo da Infância e Adolescência
    O projeto “Rir é um direito! Arte, saúde e educação” busca fomentar a cultura, saúde e educação por meio de intervenções artísticas e culturais em duas escolas públicas de educação infantil Belo Horizonte (EMEIS) e em dois hospitais. 

  • Fundo Municipal do Idoso
    O projeto “Hahaha em Cena” busca promover o protagonismo e valorização da pessoa idosa por meio da arte e cultura na cidade de Belo Horizonte executando em 1 temporada a circulação do espetáculo “Minha História Virou Arte”  em um teatro da cidade e suas variações (mini espetáculos) nas ILPIS que foram a base dessa produção e ainda serão executadas intervenções artísticas da arte da palhaçaria em um hospital público priorizando a pessoa idosa internada e/ou em tratamento de saúde.

Passo a passo para destinar FIA

  1. No programa da declaração tem uma aba: Doações Diretamente na Declaração. Clique em  “Crianças e Adolescentes”, clique no botão “Novo”, escolha o fundo “Municipal”, selecione a UF – MG e o município de Belo Horizonte.
  2. Coloque o valor que você quer doar.
  3. Em seguida, clique no botão “OK” para encerrar o preenchimento dos dados. 
  4. Pague o DARF até o último dia útil de maio
  5. Envie comprovante de transferência para o Instituto HAHAHA e FIA após efetuar a transferência nos e-mails contato@institutohahaha.org.brcrianca@pbh.gov.br, com as informações: nome completo e CPF, endereço completo com CEP, cópia digitalizada do comprovante do depósito, data e valor da destinação, e o nome do Projeto “Rir é um Direito! Arte, saúde e educação (CMDCA)”, do Instituto Hahaha, CNPJ 16.911.508-0001/81.

Passo a passo para destinar para o Fundo Municipal do Idoso

 

  1. No programa da declaração tem uma aba: Doações Diretamente na Declaração. Clique em  “Idosos”, clique no botão “Novo”, escolha o fundo “Municipal”, selecione a UF – MG e o município de Belo Horizonte.
  2. Coloque o valor que você quer doar.
  3. Em seguida, clique no botão “OK” para encerrar o preenchimento dos dados. 
  4. Pague o DARF até o último dia útil de maio
  5. Envie comprovante de transferência para o Instituto HAHAHA e Fundo Municipal do Idoso após efetuar a transferência nos e-mails cmi.bh@pbh.gov.br  e contato@institutohahaha.org.br com as informações: nome completo e CPF, endereço completo com CEP, cópia digitalizada do comprovante do depósito, data e valor da destinação, e o nome do Projeto “Hahaha em cena”, do Instituto Hahaha, CNPJ 16.911.508-0001/81.

 

 

 

Destinação de IRPF no ano base

Funciona assim: a destinação no ano base permite que você faça uma doação agora e ganhe desconto no cálculo do seu Imposto de Renda do ano que vem. Esta opção é exclusiva para pessoas que fazem a declaração de IRPF no modo completo. 

–  Calcule o valor do seu imposto devido. Para isso, entre em contato com um contador (a) ou observe a estimativa do valor no seu último Recibo de Entrega da declaração. Caso seus rendimentos não sejam parecidos com os do ano anterior, você pode calcular a partir do simulador da Receita Federal.

Efetue o pagamento do valor  dos  6%. Este ano, para facilitar, você pode fazer o pagamento via PIX, além do depósito identificado na seguinte conta:

Dados bancários:

Instituto HAHAHA
CNPJ: 16.911.508/0001-81

Pronac 231296 – Plano Anual 2023
Banco do Brasil: 001
Agência: 3857-1
Conta Corrente: 38.540-9


PIX
Chave: doar@institutohahaha.org.br

Caso queira realizar o pagamento por boleto e cartão de crédito, acesse:
evoe.cc/institutohahahaIRPF2023. Para isso, basta acessar o site, escolher o valor, e preencher os dados cadastrais. Nesta opção não é necessário seguir o passo 3.

 

3º –  Envie o comprovante após efetuar a pagamento (pix ou depósito identificado) para o e-mail doar@institutohahaha.org.br com as informações: nome completo, CPF, endereço completo, cópia do comprovante, e número de telefone. 

 

A equipe do Instituto Hahaha entrará em contato com você em até 90 dias para enviar o Recibo de Mecenato e te auxiliar na inserção da doação na declaração do Imposto de Renda.

 

Em 2024, você declarará o valor doado na guia “Doações Efetuadas” do IRPF. Com isso, você poderá deduzir a soma destinada do seu IRPF!

CLUBE DE MEMBROS
DO HAHAHA

Apoie mensalmente com um valor fixo. Esta modalidade é viabilizada por meio da plataforma da Evoé e apresenta opções a partir de R$ 10,00. *Opção não dedutível no IRPF.

Grupo 172

doação pontual

Faça uma doação de qualquer valor via pix ou transferência bancária. Lembre-se de enviar o comprovante para contato@institutohahaha.org.br com seus dados pra gente conhecer você! *Opção não dedutível no IRPF.

Banco do Brasil 001 
Agência: 3857-1 | Conta: 25331-6 
CNPJ: 16.911.508/0001-81
Chave Pix (CNPJ): 16.911.508/0001-81

Grupo 173