Missão

Colocar o riso a serviço da vida por meio da arte do palhaço.

Princípios

  • Cultivamos as relações saudáveis e o cuidado mútuo.
  • Atuamos com verdade, transparência e respeito ao público.
  • Buscamos a inovação na reflexão cotidiana sobre nosso fazer artístico.
  • Nossa prática se fortalece pela inquietação e pela formação continuada.
  • Sustentamos a subversão do palhaço, respeitando as balizas da instituição.
  • Construímos o trabalho coletivamente, com planejamento e organização.
  • Trabalhamos com estratégias criativas na busca da sustentabilidade.

Reconhecimento

  • Condecoração de Honra ao Mérito pela Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte.
  • Prêmio de Gentileza Urbana pelo Conselho Estadual de Arquitetura de MG.

SOBRE

Instituto Hahaha é uma organização sociocultural da sociedade civil (OSC) que promove a arte do palhaço em espaços de saúde e ambientes vulneráveis. Com a missão de colocar o riso a serviço da vida, busca garantir o direito e acesso à arte e à cultura para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais de saúde e corpo técnico. 
A Organização foi fundada em 2012 por Elen Couto, Eliseu Custódio e Gyuliana Duarte. A inspiração surgiu da primeira organização de palhaços médicos “Clown Care Unit” de Nova Iorque e a partir da expertise de cinco anos de atuação na organização Doutores da Alegria em Belo Horizonte.  A organização nasceu já carregando no significado do próprio nome o riso e a seriedade deste trabalho: Instituto Hahaha. Desde então, realiza ações que dialogam com as áreas de saúde, cultura e políticas sociais em diferentes frentes.
Os projetos são realizados por uma equipe contratada de artistas profissionais com experiência na palhaçaria e pessoas de diferentes áreas que atuam nos bastidores. Todas as ações são gratuitas para os hospitais e espaços atendidos, mas não são voluntárias. Elas são possível com o apoio de pessoas, empresas e por meio de recursos de leis de incentivo à cultura:  municipal, estadual e federal, fundos municipais, e doações de empresas e pessoas físicas.

Frentes de trabalho

O encontro entre  médicos palhaços e seus pacientes é o principal eixo do Programa de Intervenções Artísticas da Instituição. Lá em 2012, eram atendidos 5 hospitais públicos pediátricos. Atualmente, o Hahaha está presente em 10 instituições e expandiu o atendimento para idosos em hospitais e Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) e crianças e adolescentes em Unidade de Acolhimento Institucional (UAI’s). Já são mais de 675.238 mil pessoas alcançadas diretamente pelo trabalho. 

Com o compromisso social de compartilhar a experiência e expertise na área, o Instituto promove espaços de Formação na área da palhaçaria em ambientes vulneráveis para grupos e pessoas interessadas no tema. Se aperfeiçoar constantemente também é uma responsabilidade levada muito a sério, por isso o elenco que compõe a equipe participa semanalmente de formações, que contêm processos de escuta, kundalini yoga, treinamentos físicos e discussões teóricas do universo da palhaçaria. 

Toda a experiência com os atendimentos inspira Criações Artísticas que são produzidas e apresentadas ao público em geral, em diferentes formatos como oficinas, espetáculos, rodas de conversa, e conta causos. Cada uma dessas frentes de trabalho contribui para o cumprimento da função social da instituição. 

linha do tempo

Em 2012, contagiar com o riso foi o primeiro passo. Constatado o efeito terapêutico do riso, era hora de formar mais palhaços em hospitais por meio de cursos e para disseminar a missão. Isso tudo foi reconhecido pela sociedade com a condecoração de Honra ao Mérito em 2014 pela Câmara dos Vereadores de Minas Gerais. Trabalho concluído? Nem pensar. 

Como garantir que todas as pessoas hospitalizadas aproveitassem as grandes festas realizadas pela cidade? Levar as festas até elas, é claro! Carnaval? O Bloco Hahaha leva a folia. Festa Junina? Harraiá do Hahaha prepara uma quadrilha cheia de balancê. Natal? Ah, o cortejo Auto de Natal aquece os corações pelos corredores das instituições. 

Obstáculos são iminentes, mas foram muitos planos milimetricamente planejados com o objetivo de achar mais gente que também acreditasse que existe cura por meio da arte.  Mais apoio, mais confiança, hora de crescer! Novas instituições, novos públicos, novos profissionais de diferentes áreas, novas ações. Agora deu, né? Mas claro que não! Horizontes foram ampliados. Foi criado uma ponte para fazer chegar a cidades do interior: Expresso Hahaha Chegamos ao Vale do Aço, em Ipatinga e outras cidades de Minas Gerais. 

Seguimos construindo essa história ao lado de pessoas, parceiros, empresas que contribuem e asseguram promove a cultura e  a saúde por meio do riso para todos. Navegue pela linha do tempo abaixo que pontua o início de cada nova ação da organização e conta a trajetória até aqui.

 

2012
2013
2014
2015
2016
2017
Primeira ação de expansão do Hahaha para o interior mineiro
2018
2019
2021