Instituto Hahaha estreia retorno no presencial em instituições Com o avanço da vacinação e melhoria no cenário epidemiológico da Covid-19, o Instituto Hahaha retorna aos hospitais, ILPIs e UAIs para levar o riso e a palhaçaria profissional para todos. O retorno contempla todas as 15 instituições atendidas com intervenções artísticas semanais realizadas por uma dupla de palhaços (as) em cada entidade. Desde março de 2020, a OSC realizou seu trabalho virtualmente por meio de vídeos, teleconsultas e eventos online, adequando as ações para manter a conexão entre palhaço e paciente em tempos de distanciamento social.
Para Gyuliana Duarte, gestora fundadora do Instituto Hahaha, “voltar para o presencial é colocar o palhaço de volta no seu espaço real de jogo, onde ele tem muito mais possibilidades. Com a presença deles, os pacientes ficam mais à vontade no ambiente, mais ativos e também mais colaborativos com os profissionais da saúde durante o tratamento”. Nesse retorno ao presencial, os artistas da organização se depararam com uma sociedade diferente, levando-os a afirmarem: “temos muito o que fazer!”. Para a atriz e palhaça, Juliene Lellis, a Dra. Zabeinha, “a relação do palhaço de hospital com o outro funciona no tempo do aqui e agora e por isso é tão bom estar juntinho outra vez. Existe magia e encanto no encontro, o tipo de coisa que só a palhaçaria é capaz de promover. Quando chegamos no hospital o ambiente muda instantaneamente. A postura é outra, os gestos são diferentes e há uma troca singela de olhares entre aquilo que é desconhecido e o que é engraçado. E, por fim, vira tudo uma coisa só: gargalhadas.”, afirma.
Sobre o Instituto
O Instituto Hahaha fundado em 2012 completa 10 anos de atuação em 2022. No início atendia 5 hospitais pediátricos da Rede SUS de Belo Horizonte. Atualmente, está presente em 12 entidades e expandiu o atendimento para idosos e crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente em UAIs e ILPIs, em Belo Horizonte e na região do Vale do Aço. Com a missão de colocar o riso a serviço da vida, são mais de 1 milhão de pessoas alcançadas por meio da arte da palhaçaria profissional. Todas as ações são executadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e do Fundo Municipal do Idoso, e com o patrocínio da Drogaria Araujo, Vale, Cemig, Usiminas, Cemig, Vallourec, ArcelorMittal, Havan, Abbott, Cedro Mineração, Wiz, Hypofarma, Hermes Pardini, Tambasa Atacadista, Supermix, PremieRpet, MaterDei, Loja elétrica, Magotteaux Brasil, DuFrio, ThermJet, e apoio de Lyon Engenharia, Líder Aviação, Instituto Usiminas e Fundação São Francisco Xavier, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.
Confira os espaços atendidos
Hospitais e UAIs (atendimento a crianças e adolescentes)Belo Horizonte: Hospital das Clínicas-UFMG, Santa Casa BH, Hospital da Baleia, Hospital João Paulo II – Rede Fhemig, Hospital João XXIII – Rede Fhemig, Casa dos Pequenos (Associação Irmãos Sol), Casa do Caminho (Associação Caminhos para Jesus).
Interior de MG: Hospital Márcio Cunha (FSFX)- Ipatinga-MG, Centro de Saúde Municipal Especialidades Médicas – Itatiaiuçu – MG, Associação Beneficente Recebendo e Amparando Crianças (Abraci) – Itatiaiuçu – MG
Hospitais e ILPIs (atendimento a idosos)Belo Horizonte: Instituto Geriátrico Afonso Pena – IGAP, Hospital da Baleia, Hospital Paulo de Tarso, Casa da Esperança, Cidade OzanamInterior de MG: Santa Luísa de Marillac 3 – Itatiaiuçu – MG