Harraiá do Hahaha chegou, minha gente!

Cortejo junino com artistas palhaços (as) visitará 7 hospitais da Rede SUS e 1 ILPI, e pela primeira vez terá ação aberta ao público no bairro Santa Tereza

Nos meses de junho e julho, os tradicionais cortejos ocupam a cidade. Para o Instituto Hahaha, OSC que atua com palhaçaria profissional, é o momento de ocupar os hospitais, ILPI e o bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, levando a tradicional festa junina. O cortejo “Harraiá do Hahaha” por meio da arte da palhaçaria promove a cultura popular da festa caipira aos pacientes, residentes de ILPI e corpo técnico. A festa começa no dia 11 de junho e termina no dia 6 de julho, pela primeira vez, em um evento aberto ao público na sede do Instituto Hahaha.

Enquanto o cortejo passa, se tece uma dramaturgia do encontro, abraçando os descompassos e mudando as formalidades próprias do ambiente de saúde para colocar o riso a serviço da vida. Festa é bom, mas o trabalho é contínuo. A dupla de artistas realiza intervenções semanais, durante todo o ano, em cada espaço parceiro, mas durante o cortejo se reúne o elenco de artistas para um encontro diferenciado, com um cancioneiro típico das festas juninas de Minas Gerais, que movimenta todo o hospital e convida o público a celebrar.

Serão contemplados crianças, adolescentes, adultos e idosos de sete hospitais e uma ILPI, são eles: Clínica de Transição Paulo de Tarso (11/06), a ILPI Cidade Ozanam (13/06), o Hospital João XXIII e João Paulo II, da Rede Fhemig (18/06), o Hospital da Baleia (20/06), a Santa Casa BH (25/06),  o Hospital das Clínicas – UFMG (27/06),e  o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (02/07). Os eventos são destinados ao público interno, mas o cortejo na sede do Instituto Hahaha será aberto ao público e gratuito, marcando uma nova fase do projeto ao incluir a comunidade local na celebração.

O diretor artístico, Fernando Oliveira, destaca a novidade: “Nós sempre levamos a festa junina para dentro dos hospitais e este ano não será diferente, porém  o Instituto Hahaha também abrirá as portas da sua sede para celebrar o harraial com o público da cidade em um evento gratuito. Vai ter quadrilha, forró, atrações artísticas, pipoca, quentão e muita palhaçada!”, destaca. 

O Harraiá do Hahaha é realizado por meio do projeto “Plano Anual 2024”, da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Marina & Flávio Guimarães e Drogaria Araujo e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução; do projeto “Arte do Encontro”, patrocinado pela Cemig, Drogaria Araujo e Grupo Bimbo do Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com realização do Governo de Minas Gerais-Governo Diferente, Estado Eficiente; e do projeto nº 1286/2022 “Cortejos Musicais – Manutenção Instituto Hahaha”, com patrocínio da Hexagon e fomento da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Programação 

11/06 – 10h: Clínica de Transição Paulo de Tarso

13/06 – 10h: Cidade Ozanam 

18/06 – 10h: Hospital João XXIII e João Paulo II, da Rede Fhemig

20/06 – 9h30: Hospital da Baleia  

25/06 – 10h: Santa Casa BH 

27/06 – 10h: Hospital das Clínicas – UFMG 

02/07 – 10h: Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro 

06/07 – 19h: Cortejo na sede do Instituto Hahaha (Rua Estrela do Sul, 126, Santa Tereza-BH)