PROJETOS FINALIZADOS

PLANO ANUAL 2013 - PRONAC 128579

Convidamos empresas, parceiros e o público a acompanhar de perto essas ações, conhecer seus impactos e fazer parte dessa trajetória.

Resumo

O Plano Anual 2013 do Instituto HaHaHa assegura a continuidade das intervenções de palhaçaria em pediatrias de quatro hospitais públicos de Belo Horizonte, aliando atuação regular de artistas profissionais, formação continuada e ações de difusão cultural. O projeto dá sequência, de forma autônoma, ao trabalho iniciado pelos Doutores da Alegria em Minas Gerais em 2007, ampliando a produção de conhecimento, a formação artística e a descentralização das ações por meio do programa Hahaha Minas. Com o lema “Riso Para Todos”, reafirma a alegria como direito e como promotora de relações saudáveis, beneficiando crianças e adolescentes, acompanhantes, comunidade hospitalar e corpo técnico, com prazo de execução de 12 meses.

 

Público contemplado

Locais de atendimento:

  • Santa Casa de Belo Horizonte
  • Hospital das Clínicas da UFMG
  • Hospital da Baleia

 

Objetivos do projeto

Objetivos Gerais

  • Mapear os grupos de palhaços que desenvolvem trabalho semelhante no estado de Minas Gerais;
  • Fomentar a criação de uma rede estadual de trocas entre esses grupos semelhantes;
  • Contribuir para a organização e articulação de uma grande rede nacional de palhaços em hospitais;
  • Contribuir para a qualificação da ação artística dos variados grupos de palhaços que trabalham em hospitais no estado de Minas Gerais;

Objetivos Específicos

  • Construir um lugar de trocas de saberes entre os variados grupos de palhaços que trabalham em hospitais no estado de Minas Gerais;
  • Instrumentalizar o trabalho artístico;
  • Refletir a prática do trabalho desenvolvido;
  • Contribuir para a afirmação da identidade do grupo;
  • Trabalhar as habilidades especificas da linguagem do palhaço e do cômico;Discutir os conceitos de saúde.
    •  

Etapas do trabalho

  • Etapa I – Intervenções Artísticas nos Hospitais:
    Realização contínua e gratuita de intervenções de palhaçaria, de janeiro a dezembro de 2013, nas pediatrias de quatro hospitais públicos de Belo Horizonte, garantindo acesso regular à arte para crianças e adolescentes hospitalizados.
  • Etapa II – Aperfeiçoamento Artístico:
    Desenvolvimento da formação continuada do elenco por meio do Mergulho Hahaha (dois módulos intensivos ao longo do ano), do Centro de Treinamento Intensivo (CTI) semanal e das ações permanentes do Laboratório Hahaha, assegurando a qualidade artística e a pesquisa da linguagem do palhaço.
  • Etapa III – Rodas Hahaha:
    Realização semestral de Rodas Hahaha nos hospitais parceiros, em outros hospitais públicos e em teatros, ampliando o acesso do público ao trabalho artístico desenvolvido no ambiente hospitalar.
  • Etapa IV – Formação e Articulação em Rede (Hahaha Minas):
    Promoção de encontros regionais de formação artística em cidades-polo do interior de Minas Gerais, realização do Encontrão Hahaha Minas e fortalecimento da rede virtual de palhaços hospitalares ao longo de 2013.
  • Etapa V – Centro Cultural Itinerante Hahaha:
    Execução de uma programação cultural gratuita durante todo o ano, com encontros intersetoriais, palestras, rodas de conversa, apresentações musicais, festival de palhaços e encontros de integração, ampliando o diálogo do Instituto Hahaha com a sociedade.

Identificação do projeto

Projeto: Plano Anual 2013
OSC: instituto hahaha
Fomento: Lei Federal de Incentivo à Cultura
Valor do projeto: 754.460,00
Valor captado: 465.150,00
Período de execução: 12 meses
Situação: Prestação de Prestação de Contas Aprovada na Força Tarefa Nise da Silveira, instituída por meio da PORTARIA SGPTC/SE/MINC Nº 2, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2024, conforme Relatório Executivo nº 2346/Grupo Preto/SGPTC/Força-Tarefa – NS/SGPTC/GSE/GM de 18/12/2024.

Galeria

Patrocínio

Drogaria Araujo
CEMIG