Projeto de palhaçaria feminina encerra com mostra em escolas da Regional Leste

Hoje ocorreu o último encontro de alunas de duas escolas da Regional Leste para finalização do projeto “A Palhaça vem hoje?! – Escola de Palhaçaria” na sede do Instituto Hahaha. O projeto teve a duração de cinco meses e teve a participação de meninas de 13 a 15 anos. Nesse período, elas aprenderam sobre o espaço cênico, maquiagem, figurino, a construção do personagem, por meio de jogos teatrais, musicalização e rodas de conversa. Os encontros foram semanais e gratuitos e também incluíram visitas a outros espaços artísticos da capital mineira.

Na última semana, como resultado final, nos dias 27 e 29, respectivamente, as estudantes da Escola Municipal Santos Dumont e da Escola Municipal Doutor Júlio Soares subiram ao palco para a exibição da mostra “A palhaça tá on”. As apresentações foram a oportunidade de compartilharem com o público a potência do trabalho desenvolvido por cada uma durante a formação. Entre gargalhadas, palmas, e reconhecimento, o projeto finaliza. Mais do que fornecer conhecimento sobre as técnicas da palhaçaria, o intuito deste trabalho foi incentivar o direito à cultura e ampliar as possibilidades de trabalho e renda.

Com a finalização do projeto, foram entregues certificados de participação e a participação de uma roda de conversa sobre a experiência para as adolescentes e equipe formadora envolvida. A Palhaça vem hoje?! – Escola de palhaçaria é um projeto executado com fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e patrocínio da Drogaria Araújo, Vale e Cemig.