Conheça
O Instituto Hahaha é uma organização sociocultural da sociedade civil (OSC) que promove a arte da palhaçaria em espaços de saúde e ambientes de vulnerabilidade social. Com a missão de colocar o riso a serviço da vida, busca garantir o direito e acesso à arte e à cultura para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais da saúde e corpo técnico. A atuação é baseada em três eixos: o programa de intervenções artísticas de palhaços profissionais; as criações artísticas abertas ao público; e a formação para artistas e público externo.
Colocar o riso a serviço da vida por meio
Alcançar um patamar de organização, profissionalismo e sustentabilidade que possibilite a consolidação da sede do Instituto e do trabalho em seis hospitais, a montagem de pelo menos dois espetáculos e a expansão da atuação pelo interior de Minas, bem como o desenvolvimento de um programa regular de intercâmbio, formação e reflexão sobre a arte do palhaço de hospital.
O que fazemos?
O principal programa do Hahaha é o de intervenções artísticas, que ocorrem continuamente, leito a leito, duas vezes por semana, durante todo o ano. Em época de grandes festas como o carnaval, festa junina e natal, o incluímos a cultura popular a quem não tem acesso, por estar internado, levando essa festança em um grande cortejo que envolve toda a comunidade hospitalar através do Bloco Hahaha, Harraiá e Auto de Natal.
Para além do hospital, ocupamos palcos, escolas, empresas e espaços públicos com as nossas Ações Culturais, outro eixo importante de atuação do Instituto. Entre as ações, o espetáculo Zona de Risco – Palhaços em Hospital, baseado na dramaturgia do encontro e no improviso, é a oportunidade dos “besteirologistas” compartilharem causos e acasos que ocorrem somente nas enfermarias e pediatrias dos hospitais. Há também “Palhestras” e o programa “Expresso Hahaha”, que promove as ações do Instituto para outras instituições, cidades e Estados.
Atuamos também com o eixo de Formação, com cursos para qualificação de grupos e pessoas que atuam como palhaços no ambiente hospitalar. As ementas incluem técnicas da linguagem artística e a construção de um espaço de reflexão, descoberta e aprimoramento. Para os curiosos de plantão, há oficinas que proporcionam uma vivência no modo de fazer do Instituto.