Neste final de semana tem apresentações na Praça do Encontro, em Venda Nova, e no Parque Municipal, no Centro, em Belo Horizonte. A palhaçaria e o Estatuto da Criança e do Adolescente se encontram em apresentação do Instituto Hahaha nas regionais da capital.
O Instituto Hahaha tem levado riso e reflexão às praças de Belo Horizonte com o espetáculo gratuito Tá no Estatuto!. O espetáculo de palhaçaria, com direção e dramaturgia de Vinícius de Souza, convida crianças, adolescentes e famílias a conhecerem, de forma lúdica e afetuosa, os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A peça faz parte de uma circulação especial por todas as nove regionais da cidade, com apresentações gratuitas em praças, parques e escolas. No mês de junho, duas apresentações gratuitas e abertas ao público. Neste sábado, 07/06, às 17h30, o espetáculo chega à Praça do Encontro (Venda Nova) e no domingo, 08/06, às 10h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Em julho, uma apresentação única dia 07/07, domingo, às 10h, na Praça Duque de Caxias (Santa Tereza), bairro que se localiza a sede do Instituto.
Durante o espetáculo, a palhaça Dodote Bololô tenta explicar o ECA, mas sem conseguir se fazer compreender, ela convoca cinco palhaços (as): Aurélia, Chouriço, Ledson, Pinga e Sikera. Com muita criatividade, transformam os capítulos do Estatuto em riso, música e performance. Um espetáculo que informa e encanta, onde arte, cidadania e direitos dividem o mesmo palco. A circulação já passou pelas regionais Leste, Barreiro e Centro-Sul, reunindo até o momento mais de 600 pessoas. Crianças, adolescentes, professores, agentes sociais e famílias têm formado o público das apresentações, sempre marcado por muita participação. Educadores e profissionais da rede de proteção destacaram o impacto da linguagem da palhaçaria na difusão de informações sobre os direitos da infância e juventude.
📍 Praça Floriano Peixoto – Santa Efigênia
📍 Praça José Verano – Barreiro
📍 Praça da Assembleia (Lourdes)
📍 Parque Jornalista Eduardo Couri (Barragem Santa Lúcia) – Vila Paris
O projeto “Hahaha e ECA – Direitos garantidos” é executado com fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Prefeitura de Belo Horizonte, com apresentação da Vale, patrocínio master Instituto Unimed-BH, e patrocínio Cemig, Hypofarma, Loja Elétrica, Supermix Concreto, Tambasa e Vaccinar.
Ficha técnica
Direção: Vinícius de Souza
Coordenação geral: Eliseu Custódio, Gyuliana Duarte e Elen Couto
Dramaturgia: Vinícius de Souza e elenco
Direção musical: Gladson Braga
Elenco:
Letícia DiCássia – Palhaça Aurélia
Ana Carolina Siqueira – Palhaça Sikera
Led Marques – Palhaço Ledson Cambaiota
Margareth Serra – Palhaça Dodote
Marcus Carvalho – Palhaço Pinga
Vinicio Queiroz – Palhaço Chouriço com Feitiço
Musicistas: Gladson Braga, Raissa Uchôa e Laura Raizes
Figurino: Marcos Hill
Cenário: Luiz Dias
Preparação Vocal: Ana Hadad
Orientação de movimento: Led Marques
Orientação lúdica: Vinício Queiroz
Produção: Millena Muniz
Assistente de direção: Daniela Rosa
Assistente de produção: Bárbara Sill
Assistente de figurino: Vanessa Santos
Assistente de cenário: Caroline Manso
Costura: Maria Lucas, Maria Guiomar
Customização: CRAVA Ateliê
Cenotécnicos: Helvécio Izabel, Leonardo Caetano, Pedro Jacinto Neto, Geraldo Alves Izabel.
Coordenação de comunicação: Roberta Nunes
Arte gráfica: Filipe Lampejo e Rita Davis
Design: Bruno Oliveira
Redes Sociais: Isabela Lisboa
Imprensa: CS Comunicação e Arte
Apoio: Talita Da Mata, Natália da Mata e Jacqueline Araújo
Fotos: Carol Reis