perguntas frequentes
Tem dúvidas sobre o nosso trabalho? Consulte aqui algumas respostas para perguntas que sempre chegam por aqui!
Como eu posso ser voluntário?
Para trabalhar nos hospitais é preciso ser artista profissional. A Ação do Instituto HAHAHA é artística. Todos os artistas que trabalham conosco passam por seleção e treinamento intensos e, além das visitas nos hospitais, trabalham mais 8 horas por semana participando de treinamento e ensaios. Exigimos excelência artística e um profissionalismo no cumprimento de horários, confecção de relatórios escritos e presença em treinamentos e formações. Por tudo isso, não podemos exigir esse compromisso através do voluntariado. Todos os artistas do programa, bem como o pessoal administrativo, são remunerados através de recursos financeiros obtidos por meio de patrocínio, doações de sócios mantenedores e realização de atividades que geram recursos, como palestras e parcerias com empresas.
A maneira como optamos por nos estabelecer, valorizando o trabalho profissional, foi para gerar conhecimento e legado para futuras gerações. Em nenhum momento excluímos ou desvalorizamos o trabalho de grupos semelhantes ou voluntários. Respeitamos todas as iniciativas sérias. Apesar de o trabalho não ser voluntário, ele é gratuito para os hospitais, e é por isso que precisamos de contribuições para mantê-lo.
Quais são os locais atendidos pelo instituto?
São atendidos seis hospitais da Rede SUS de Belo Horizonte, 1 Instituição de Longa Permanência para Idosos, 2 Unidades de Acolhimento Institucional e 1 Hospital em Ipatinga, interior de Minas Gerais.
Hospitais (atendimento a crianças e adolescentes)
- Hospital das Clínicas-UFMG – BH – MG
- Santa Casa BH – BH – MG
- Hospital da Baleia – BH – MG
- Hospital João Paulo II – Rede Fhemig – BH – MG
- Hospital João XXIII – Rede Fhemig – BH – MG
- Casa dos Pequenos (Associação Irmãos Sol)
- Casa Tremedal (Associação Irmãos Sol)
Hospitais e ILPIs (atendimento a idosos)
- Instituto Geriátrico Afonso Pena – IGAP (desde 2019)
- Hospital da Baleia (desde 2019)
- Hospital Paulo de Tarso (desde 2019)
Expresso Hahaha
- Hospital Márcio Cunha – Ipatinga, MG (desde 2019)
Posso acompanhar um dia de trabalho?
Devido ao contexto de cada instituição atendida, não é possível acompanhar as visitas dos palhaços nos hospitais. Atuamos em espaços e com pacientes em situações de vulnerabilidade, e escabelemos uma conduta ética e respeitosa para preservá-los ao máximo. As ações podem ser acompanhadas por meio dos relatos publicados nas redes sociais e por aqui.
Como contribuir?
Para garantir a nossa conexão nos hospitais e ILPI’, você pode contribuir realizando uma doação. Temos três modalidades: doação única, doação mensal e a destinação do Imposto de Renda. Você pode optar pela melhor opção e ser a conexão que nos liga a cada paciente. Apoiar o trabalho digitalmente, compartilhando e divulgando também é uma forma muito importante de nos apoiar!
Como contratar o Hahaha?
Mantemos um cardápio de ações para instituições e empresas que desejam contratar o Instituto Hahaha. Oferecemos cursos, oficinas, espetáculos, intervenções criadas a medida de cada necessidade!
Caso tenha interesse em nos contratar, envie sua proposta para contato@institutohahaha.org.br