perguntas frequentes

Tem dúvidas sobre o nosso trabalho? Consulte aqui algumas respostas para perguntas que sempre chegam por aqui! 

Como eu posso ser voluntário?

Para trabalhar nos hospitais é preciso ser artista profissional. A Ação do Instituto HAHAHA é artística. Todos os artistas que trabalham conosco passam por seleção e treinamento intensos e, além das visitas nos hospitais, trabalham mais 8 horas por semana participando de treinamento e ensaios. Exigimos excelência artística e um profissionalismo no cumprimento de horários, confecção de relatórios escritos e presença em treinamentos e formações. Por tudo isso, não podemos exigir esse compromisso através do voluntariado. Todos os artistas do programa, bem como o pessoal administrativo, são remunerados através de recursos financeiros obtidos por meio de patrocínio, doações de sócios mantenedores e realização de atividades que geram recursos, como palestras e parcerias com empresas. 

A maneira como optamos por nos estabelecer, valorizando o trabalho profissional, foi para gerar conhecimento e legado para futuras gerações. Em nenhum momento excluímos ou desvalorizamos o trabalho de grupos semelhantes ou voluntários. Respeitamos todas as iniciativas sérias. Apesar de o trabalho não ser voluntário, ele é gratuito para os hospitais, e é por isso que precisamos de contribuições para mantê-lo. 

Quais são os locais atendidos pelo instituto?

São atendidos seis hospitais da Rede SUS de Belo Horizonte, 1 Instituição de Longa Permanência para Idosos, 2 Unidades de Acolhimento Institucional e 1 Hospital em Ipatinga, interior de Minas Gerais. 

Hospitais (atendimento a crianças e adolescentes)

  • Hospital das Clínicas-UFMG – BH – MG
  • Santa Casa BH – BH – MG
  • Hospital da Baleia – BH – MG
  • Hospital João Paulo II –  Rede Fhemig – BH – MG
  • Hospital João XXIII – Rede Fhemig – BH – MG
  • Casa dos Pequenos (Associação Irmãos Sol)
  • Casa Tremedal (Associação Irmãos Sol)

Hospitais e ILPIs (atendimento a idosos)

  • Instituto Geriátrico Afonso Pena – IGAP (desde 2019)
  • Hospital da Baleia (desde 2019)
  • Hospital Paulo de Tarso (desde 2019)

Expresso Hahaha

  • Hospital Márcio Cunha – Ipatinga, MG (desde 2019)

Posso acompanhar um dia de trabalho?

Devido ao contexto de cada instituição atendida, não é possível acompanhar as visitas dos palhaços nos hospitais. Atuamos em espaços e com pacientes em situações de vulnerabilidade, e escabelemos uma conduta ética e respeitosa para preservá-los ao máximo. As ações podem ser acompanhadas por meio dos relatos publicados nas redes sociais e por aqui.

Como contribuir?

Para garantir a nossa conexão nos hospitais e ILPI’, você pode contribuir realizando uma doação. Temos três modalidades: doação única, doação mensal e a destinação do Imposto de Renda. Você pode optar pela melhor opção e ser a conexão que nos liga a cada paciente. Apoiar o trabalho digitalmente, compartilhando e divulgando também é uma forma muito importante de nos apoiar!

 

Como contratar o Hahaha?

Mantemos um cardápio de ações para instituições e empresas que desejam contratar o Instituto Hahaha.  Oferecemos cursos, oficinas, espetáculos, intervenções criadas a medida de cada necessidade! 

Caso tenha interesse em nos contratar, envie sua proposta para contato@institutohahaha.org.br