Palhaços (as) atendem pacientes online durante pandemia

 

Toc, toc, toc. Pedindo licença para entrar, os palhaços do Instituto Hahaha há oito anos tocam as portas de quartos e os corações de crianças, adolescentes, idosos, acompanhantes e profissionais em hospitais, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s) e Unidades de Acolhimento Institucional (UAI’s) em Minas Gerais.  Durante o distanciamento social a arte tem sido uma grande aliada e possibilita que o afeto seja  disseminado a distância. Após se reinventar, a organização anuncia suas ações online por meio de Teleconsultas, do Consultório Hahaha, do Canal Hahaha e da Escola Hahaha. 

Com as Teleconsultas, médicos (as) palhaços (as) fazem a ronda em cada hospital e instituição e ligam para seus pacientes receitando as mais inusitadas receitas besterológicas. Já no Consultório Hahaha, três vezes por semana os artistas estão de plantão para receber ligações e realizar o teleatendimento! Antes, o Instituto levava a cultura e a alegria para pessoas que vivenciavam o isolamento e a vulnerabilidade social e de saúde, hoje grande parte da população compartilha esta realidade. Por isso, toda quarta-feira, de 9h às 12h, o consultório é aberto ao público através do telefone  (31) 97150-2382. 

Entrar em cada instituição pelas telas de celulares, tablets, e TVs tem sido possível com o canal do Instituto Hahaha no Youtube. Duas vezes por semana, têm vídeos novos produzidos pelos palhaços influencers do riso e veiculados nas instituições atendidas. Outra frente de trabalho da organização é a formação de profissionais. E a grande novidade é que foi lançado o projeto Escola Hahaha, que oferecerá um espaço virtual de qualificação artística para pessoas que atuam na área da palhaçaria hospitalar.

“O nosso grande desafio foi o de se reinventar, ressignificar o trabalho, criar formas de estar nas instituições sem estar. Comemoramos os oito anos do Instituto este mês abraçando cada vez mais as ações que levam leveza e proporcionam que o encontro seja um respiro durante o distanciamento social. E é muito bom ver que mesmo à distância os pacientes continuam rindo com a gente”, ressalta a gestora artística Gyuliana Duarte.

Em oito anos, são mais de 657.649 mil pessoas que foram alcançadas pela cultura da alegria. Atualmente, os locais atendidos são: Hospital das Clínicas-UFMG, Santa Casa BH, Hospital da Baleia, Hospital João Paulo II – Rede Fhemig, Hospital João XXIII – Rede Fhemig – BH, Instituto Geriátrico Afonso Pena – IGAP, Hospital Paulo de Tarso, Casa dos Pequenos e Casa Tremedal, da Associação Irmão Sol; e o Hospital Márcio Cunha (FSFX), em Ipatinga. 

Sustentabilidade

As ações são realizadas por meio do Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil, Governo de Minas Gerais, Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e Fundo Municipal do Idoso. O Instituto conta com o patrocínio da Drogaria Araujo, Cemig, Usiminas, Vale, ArcelorMittal, Viena Siderúrgica, Vaccinar, Bompack Med, Abbott, Mater Dei, Uber, Magotteaux Brasil, Biohosp, Thermotelha e ThermJet, Supermix, Hidropoços, e apoio de Lyon Engenharia e Instituto Usiminas.