Formação

Com o compromisso social de compartilhar a experiência e expertise na área, o Instituto promove espaços de formação na área da palhaçaria hospitalar para pessoas ou grupos atuantes em espaços de vulnerabilidade social, e realiza o treinamento artístico continuado para o elenco da organização.

OFICINAS

  • R-ZERO
  • R-01
  • R-02 

  • Palhaços Sem Contraindicação
    Esta oficina foi criada para quem tem curiosidade pela máscara do palhaço e acredita que ela possa contribuir para melhorar a sua performance interpessoal, e também para quem não pensa nada disso e quer apenas viver essa experiência! A oficina é um espaço de encontro, de jogos e brincadeiras, um trabalho coletivo para estimular a criatividade e a percepção de si e do outro, o resgate do olhar e da escuta e o  apoio e confiança. Nela, discute-se a lógica incomum do palhaço e a conquista de outras ferramentas de trabalho, usando técnicas de artes cênicas, jogos e a experiência de palhaço de hospital.

  • Oficina Hahaha
    Realizada como uma imersão ao modo de fazer Hahaha baseada em jogos, brincadeiras, princípios de improvisação e trabalho coletivo para estimular a criatividade e a percepção de si e do outro, o resgate da escuta e o trabalho de confiança mútua. 

Escola Hahaha

O projeto Escola Hahaha  é um espaço virtual de formação e aprimoramento artístico na palhaçaria hospitalar. Em 2020, lançamos o projeto, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, que promove uma  formação online, com carga horária de 48 horas, para indivíduos e grupos que atuam como palhaços em hospitais em Minas Gerais. Os participantes têm a oportunidade de imergir em conteúdos teóricos e  acesso a videoaulas, material de estudo e indicações, além, é claro, de tutorias e trocas de figurinhas com as professoras e artistas Daniela Rosa, Daniela Perucci e Juliene Lellis, com a coordenação de Eliseu Custódio. O objetivo do Escola Hahaha é qualificar a rede de palhaçaria que atua em espaços de saúde em Minas Gerais e contribuir com a identidade do grupo nas reflexões sobre sua prática e metodologia de trabalho.

 TREINAMENTO ARTÍSTICO

Instituto oferece para os artistas da equipe um treinamento uma vez por semana, durante todo o ano. Esse espaço de formação inclui um ferramental artístico como a música (musicalização, canto, instrumentalização), a expressão corporal, kundalini yoga, a improvisação, as gagues e cascatas clássicas do palhaço, conscientização dramatúrgica, caracterização (maquiagem e figurino), improvisação, jogo cênico, além de pesquisas de hábitos e comportamentos que se identificam com o emocional das crianças e adolescentes.

formacao fundo