O Programa de Intervenção Artística de Palhaços Profissionais é a ação chave do Instituto. Nossos artistas se dividem em duplas ou trios e seguem uma rotina de visitas a alas pediátricas e geriátricas de hospitais da Rede SUS, Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs), e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Minas Gerais.
A cada encontro com crianças, adolescentes e idosos, os artistas transpõem para a arte da palhaçaria a habilidade do olhar, da escuta e a mais nobre de suas qualidades: a capacidade de incorporar a realidade. As visitas são feitas duas vezes por semana, de forma contínua. Quando disparam na entrada de cada ala, quarto, corredor ou instituição, as palhaças e os palhaços transformam o ambiente, subvertem as lógicas do espaço, levam um universo de ludicidade e possibilidades para que, por alguns momentos, um leito possa se transformar em uma astronave; um corredor vire uma pista de corrida; os porta-soros que acompanham pacientes hospitalizados possam ser varinhas de superpoderes; ou mesmo que a alta de um hospital se transforme numa grande fuga arquitetada.
A relação única construída, dia após dia, conquista após conquista, tropicão após tropicão, ocorre porque há uma continuidade que fortalece os vínculos e traz resultados efetivos na redução do impacto, seja da internação em hospitais ou do acolhimento institucional.