Você tem dúvidas sobre Imposto de Renda?

https://video.wixstatic.com/video/066e86_e440d0ba2a40414c8c763de833776628/720p/mp4/file.mp4

Você tem dúvidas sobre Imposto de Renda? Então, veio ao lugar certo! Neste post iremos esclarecer as principais dúvidas, desde o que é o Imposto até como escolher para onde destiná-lo.

O que é Imposto de Renda?

O Imposto de renda está ligado a receita dos brasileiros. É uma taxa paga ao Governo Federal sob todo o capital adquirido por você ao longo do ano. Já a Declaração é uma prestação de contas onde você fornece toda a sua movimentação financeira através de um software ou aplicativo da Receita Federal para que ele calcule a sua situação.

Eu preciso fazer a declaração de Imposto de Renda?

Para saber, basta calcular o que você ganhou ou adquiriu durante o ano. Nesse cálculo, você vai somar todos os seus rendimentos se chegar ao montante acima de R$ 28.557,70 ou possuir alguma especificação do governo, como investimentos, a declaração é obrigatória. Caso o valor for menor, você cai na faixa de isenção.

Quais são os tipos de declaração?

Você pode optar pela declaração simples ou completa. A simples tem um desconto de 20% sobre tudo o que pode ser tributado. Já a completa permite que você detalhe o que quer deduzir. É mais indicada para quem possui dependentes, contribui para a previdência privada, entre outros gastos.

O que é dedução de IR?

A dedução é o que você pode abater da sua declaração. São gastos e despesas que podem fazer com que você pague menos impostos ou receba uma restituição. Gastos com dependentes, saúde, educação, pensão, doações e previdência privada são os principais ônus dedutíveis. Mas, lembre-se de guardar todos os recibos e notas fiscais para fazer a comprovação destes valores.

O que são os dependentes, e quem eu posso declarar como dependente?

Filhos, cônjuges, netos, pais, avós e outros parentes, se em conformidade com os critérios da receita, podem ser incluídos na sua declaração. Porém uma pessoa incluída como dependente não poderá realizar uma declaração própria. Ah, e não se esqueça de adicionar todos os dados dessa pessoa para evitar cair na malha fina.

Posso escolher para onde destinar o meu imposto devido?

Sim, você pode destinar até 6% do valor do imposto de renda para a cultura!

Basta escolher alguma instituição , como o Instituto Hahaha, para destinar seu IR, mas só vale se fizer a declaração completa! Lembrando que a destinação realizada em 2019 será declarada no IR de 2020 (referente ao ano anterior). Esta é a hora de escolher para onde vai este valor, a ser pago ou recebido, sem nenhum custo a mais por isso para você.

E aí, ficou claro? Se você quer levar mais Hahaha para os hospitais em 2020, destine até 6% do seu imposto para o Instituto. Acesse http://www.institutohahaha.org.br/doe

Fontes e links úteis:

Imposto de renda sem complicação

O que e imposto de renda

Projeto destinação